terça-feira, maio 29, 2007

O que é o que é?



O Ministro do Supremo Tribunal, segundo informações veiculadas nos jornais e sites , desabafou com o Ministro da Justiça dizendo que a Policia Federal agiu com métodos fascistas na navalhada e que a mesma vem fazendo terrorismo com a democracia, ao divulgar informações sigilosas conta-gotas , alegando ainda que é cinismo falar em segredo de Justiça neste momento. Cínico é o quadro que vivemos neste pais. É uma lógica absolutamente totalitária. Então, rasguem a Constituição.Tem mais coisa nesse discurso, mas não vale a pena repetir.

Primeiramente:estranho o conselho do Ministro: Então, rasguem a Constituição. Partindo dele, é de arrepiar, ainda que metaforicamente falando, nem assim. Se bem que ando “me arrepiando” com tudo que leio e vejo, não só no sentido de horrorizar, mas no sentido de vazar e, diga-se de passagem também,não no sentido do vazamento da reclamação do Ministro. Mas no sentido de dar no pé. Sair de perto, sumir do mapa. Sarava, três vezes, cruz-credo! Quanto :cínico é o quadro que vivemos neste pais. Concordo em gênero , número e espécie. Sem controvérsias.

Quando faço uma pequena revisão nas “falcatruas” cotidianas que vazam (nos dois sentidos) por ai, falada, escrita, televisionada e psicografada e que tais e afins (estou tirando desta qualquer alusão a Polícia Federal, no meu entender, agindo como se espera de uma Polícia Federal, portanto não pactuo com a opinião do Ministro), tenho a nítida impressão que esse mutirão de canalhice atravanca os nossos neurônios de tal forma que, num dado momento, por mais que nos esforcemos, é quase impossível acompanhar os feitos e, principalmente, cobrar os resultados, formar uma opinião, concluir.

“Me sinto “ abduzida com tanta “perícia” que eu, até hoje dona e senhora dos meus neurônios, estou achando que os pobrezinhos se encontram em uma nave espacial e que os Ets abduzidores ainda não entenderam o “lero” deste país. Já não sei como cidadã: quem é quem, se fico ou se pinico, se o morango é uma cereja arrepiada, quem é filho do meu pai e da minha mãe, mas não é meu irmão, se o Valério foi o sortudo dos milhares de prêmios da loteria (naquele esqueminha que não dá mais ibope) ou se foi ele que matou o gato da minha vizinha; se foi o José Dirceu que contribuiu para a extinção da Sudene, ou se provocou um incêndio em Guarulhos,quando soltou o balão comemorando a sua volta á vida publica, se Delúbio Soares é o responsável pela prisão da Beira-Mar ou se estou confundindo Delúbio com dilúvio (se bem que tanto faz, o estrago foi o mesmo), se os donos da navalha estão com medo de pagar os direitos autorais da “Navalha na Carne” á família do nosso dramaturgo inesquecível Plinico Marcos e com raiva jogaram aquele cachorro no Rio Tietê (ou Tamanduatei), que ficou nadando nos cocos durante dois quilômetros, movimentando o corpo de Bombeiros para salva-lo, se o a última denúncia da Veja quanto a suposta “ajuda de custo” ao Presidente do Senado é um “avant premier” do próximo “reality show” (este é genuinamente brasileiro) ou trata-se daquela série “crimes arquivados” que costuma ser reprisado tanto nas tevês a cabo, como nas tevês do Senado e Câmara. Quanto à lógica da Ministra do Supremo Tribunal Federal (apesar de entender que a secretária do dono da navalha mentiu e omitiu informações) e ainda assim revogou sua prisão, conclui:foi liberada para dar uma mãozinha no Pan.

Caçamba, meu! Como sabiamente dizem os paulistanos da gema: é muita areia pro meu caminhão. Num guento!
Bem , considerando este imbróglio todo que fiz - levada pelas circunstâncias - não me resta outra alternativa “ imbrogliar “ também minha crônica com uma brincadeirinha (não é assim que costumam fazer com a nossa cidadania? ). O que é o que é ? esclarecendo é uma palavra que, sem nenhuma metáfora, designa com perfeição um culto muito comum hoje neste país: aicarcohlanac.

texto e gravura
Sandra Falcone