quinta-feira, agosto 16, 2007

E não?

Nós, brasileiros, comuns, de tênis e camiseta, jeans, com ou sem os nossos tikets vale transporte, refeição e alimentação, desempregados ou trabalhando , bem ou mal remunerados, sujeitos ao trânsito, às filas do INPS, torcendo pelos nossos times de futebol, almoçando com a família no domingo, tirando uma soneca no sábado, comprando ovos de páscoa a prestações, muitas vezes com os nossos nomes sujos por um chequinho voador insignificante , sonhando melhorar, querendo estudar e sem recursos para pagar sequer a taxa de inscrição, desesperançados mas acreditando no amanhã seguinte, chorando muito mais do que sorrindo!

Nós, do lado de lá , onde é possível se encontrar a cada passo a ternura, a amizade , a dignidade, perseverança, nós que alimentamos este nosso pais, com os nossos salários, com o nosso suor, com a nossa crença!Nós , na nossa insignificância abençoada, uma vez mais, hoje, como em muitos hojes de nossas vidas TEMOS ou não temos de e nos valer da nossa santa e inquebrantável paciência !

E não?

Só ela pode nos sustentar como seres humanos, mais do que cidadãos, homem, mulher, criança !

E não?

O que mais ainda vamos TER que engolir ? Já não bastava esta situação de exclusão social que a maioria do país é submetida, dia após dia, noite após noite, minuto após minuto; esta tristeza e pobreza que escorre pelas calçadas, nos passos cansados da esperança que nos empurra aos trambolhões para o minuto seguinte? No ronco desafinado dos nossos estômagos pelo arroz, pelo feijão, pelo leite? Enquanto a ética dos nossos representantes foge pelo ladrão da dignidade humana, de braço dado com a hipocrisia generalizada ,daqueles renegam o dever de oficio e nada mais fazem do que pactuar com a omissão, tingindo de vergonha a nossa alma-cidadã? Essa impunidade que canta de galo nas nossas fuças? Uma Suzane Louise Von Richthofen, chorando às franjas lágrimas secas de simulação, com ibope garantido no horário nobre? Um coraçãozinho desiste de bater em função de uma burocracia de transplantes burra , cruel e insensível ? Um Presidente de sorriso oco querendo trazer a próxima copa para o Brasil ? E isto e apenas isto ele SABE propor? Enquanto o descalabro goteja inexorável ?

E não?

Tem outro jeito, alguma outra forma, recurso ? Rezar, chamar os Santos, jejuar? Ficar de mal ou de bem com Deus? Embora, cá muito entre nós, ELE deve estar pelas tampas com este nosso país! Até os ossos .

E não?

“Que tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrêlas!
(Mário Quintana – Das Utupias