terça-feira, agosto 28, 2007

Favoritos


Ciscar na internet tem se tornado, pelo menos para mim, um hábito muito gostoso. É impressionante o que se lê. Como coloco tudo que acho interessante nos “favoritos”, o pobre está lotado, se bem que nem tudo é de qualidade, ou melhor, é...mas não politicamente correto... e nem sempre o que é politicamente correto é correto, não é?

Nesta última segunda-feira,como sempre, fui ciscar e...achei de tudo! Em minutos de leitura desisti de querer entender os crimes hediondos desta ultima semana, nem as falcatruas comuns dos nossos representantes, nem o pouco caso a que são submetidos os nossos cidadãos. Resolvi ficar no besteirol - afinal era segunda-feira! Se não me permitir, à segunda-feira, o direito de um sorriso, logo as dez horas da manhã, o que será das demais “feiras” da semana? pensei. Continuei a sorrir até que, de repente, a voz da consciência ( é sempre cruel) se meteu no meio dos meus sorrisos: nada de sorrir, caramba! Você tem é que chorar! Como tem a coragem de sorrir diante de tudo que lê, diariamente?

Tentei, juro! Mas a piada era ótima e do sorriso acabei gargalhando. Daí , como rir é muito bom, pega, como diria minha tia-madrinha, de um sorriso parti pra outro, e outro e outro !

Foi tão boa a experiência que no final do expediente, com a boca cansada de sorrir, sorri descaradamente quando enfrentei o metrô lotado e um sujeito me atropelou para tomar o meu lugar no assento e não pediu desculpas; sorri docemente quando enfiei meu pé num buraco da calçada e quebrei salto do sapato… e dormi sorrindo com doçura - enquanto uma dor de dentes de matar qualquer cristão martelava minha alma.

Por tudo isso, estou determinada: vou sorrir muito nas segundas-feiras, por tudo e por nada, por todos os dias da semana, mas com o cuidado de me desviar dos sorrisos delicados, ternos. Esses sorrisos de alma logo numa segunda-feira são perigosos, já tenho experiência nisso. Sorrisos provocados pela poesia principalmente acabam nos aproximando da essência... e ficar próxima da essência é fogo! Como vou encarar, depois de ler um poema de Manuel de Barros , por exemplo, a imensa lista de nomes e crimes do mensalão, já sabendo que esses crimes , considerando a presteza da nossa justiça, se julgados, vão demandar anos e anos a fio, de apelações, recursos, etc. etc? Provavelmente inocentados por WO de vida (considerando a idade da maioria dos indiciados, há tanto tempo na “labuta”) e embora todo o esforço do Supremo Tribunal em incrimina-los?

Não, numa segunda-feira o melhor que tenho a fazer é correr atrás do besteirol. Ele me ajudará a pensar que tudo é uma questão de ótica. Monto na alienação, fico confortada e não vou sentir nenhum remorso por sorrir, ainda que o sorriso seja triste e forçado! Assim, no sábado, mesmo que abraçada pelos meus sorrisos cansados e provavelmente bicuda com tudo que precisei engolir durante a semana, como cidadã, vou me ficar bem pertinho do Drumonnd nos meus favoritos e sorrir de novo, mas desta vez com o sorriso que eu gosto de sorrir e, se mesmo assim, ainda de tudo sobrar mais um pouco, tenho o Vinícius de Moraes para salvar o meu domingo!

Ponho no vento o ouvido e escuto a brisa
Que brinca em teus cabelos e te alisa
Pátria minha, e perfuma o teu chão...
Que vontade me vem de adormecer-me
Entre teus doces montes, pátria minha
Atento à fome em tuas entranhas
E ao batuque em teu coração.
(versos extraídos do poema Pátria Minha de Vinicius de Moraes)

crônica: Sandra Falcone