sábado, junho 13, 2009

pontuando



É meu modo de viver, pontuando.
Talvez por essa razão, inconscientemente, como sou humana, imperfeita, não pontuo bem, mesmo quando presto atenção no texto. E mesmo me submetendo à tirania da gramática, procurando entendê-la... nem assim!
Sinto a vida não raro entre vírgulas, um amando aqui, uma subordinação ali, muitos apostos de mau gosto no meio do caminho. Um vocativo nostálgico, correndo no paralelo. Talvez por essa razão, acabei tendo uma certa afinidade, vamos dizer assim, pela vírgula. Não vou negar que ela é bem chatinha quando explica o óbvio. Virgular é como viver, sem terminar o texto. Talvez seja isso que me faz olhá-la com tanta simpatia e talvez em função dessa simpatia eu virgule a granel. Dizem que o que abunda não prejudica
Se a coitadinha, por minha causa, cometer algum crime gramatical hediondo, desses inafiançáveis, procuro um bom advogado: o revisor. E entrego a ele a causa! Além de defender as pobrezinhas da execração dos literatos que jamais saberão do crime (sem cadáver não há como comprovar o crime ), as eliminadas sem a menor contemplação não poderão me acusar de ingratidão! Não fui eu. Foi ele, o revisor.

Mas de uma coisa eu sei, definitivamente – não gosto do ponto final. Detesto! Alguma coisa na vida tem ponto final? Tem? Quantas vezes na vida eu disse um não ou um sim que achei definitivo. E depois fiquei com o pincel na mão... Ah! maldito ponto final. Se tivesse recorrido às conjunções, estaria protegida por uma sábia vírgula: porém, no entanto, contudo, todavia.
Bestice minha. Por que não posso capitular, ou melhor, virgular?
Mas não é por isso que não gosto do ponto final. Simplesmente não gosto porque não acredito nele. Nada é definitivo, nada! Nem a morte, aí está o infinito a desdizer o finito. Só gosto dele quando fica disfarçado num paciente dois-pontos; quanto fica juntinho da vírgula num fraterno ponto-e-vírgula e quando se transforma numa deliciosa reticência...
Bem... é assim que eu sinto, não consigo aceitar contra-argumentações e ponto final.
Sandra Falcone