quarta-feira, abril 11, 2007

Entre brioches e queijos

Entre brioches e queijos


Espero que essa peleja entre governo e controladores de vôo terminem nos selinhos atuais, de modo que o “foco” da discussão seja outro: a instalação, necessária e urgente, da CPI do Apagão Aéreo, sem salamaleques políticos, sem atrasos, com a dignidade de apuração dos fatos - que o povo brasileiro merece. Assistindo de camarote essa quebra de braço entre o governo e os controladores de vôo tenho a nítida impressão de que o governo se aproveita pra jogar fumaça e, assim, desviar a atenção da mídia e do povo brasileiro. O velho e conhecido “panos quentes” . Os controladores de vôo pedem perdão, o presidente perdoa e, no café da manhã desta segunda-feira, entre um brioches e queijos agradece :a todos que contribuíram para que a gente tivesse uma Páscoa de tranqüilidade". Ficaram de-bem , de mãos dadas , CPI pra quê? Esta tudo resolvido, não é?

Aliás, nesse sentido, prevenir antes que remediar. Mais uma vez o governo se descabela para lotear o campo minado que, provavelmente, será essa CPI do Apagão Aéreo, caso a mesma venha a ser deliberada pelo Supremo Tribunal Federal. Em decorrência de regimento interno os governistas devem indicar dezesseis das vinte e quatro vagas da comissão. Fico arrepiada com esses números, considerando a “boa vontade “ dos governistas na instalação dessa comissão, boa vontade essa muito bem pontuada na desculpa esfarrapada do relator do recurso do PT contra a CPI ( Colbert Martins -PMDB-BA) que, entre outros argumentos furados, alega : fatos vagos ou imprecisos, bem como meras conjecturas, não podem constituir objeto da investigação parlamentar. Para a efetivação do direito da minoria, é indispensável que se encontrem presentes os requisitos para a instauração da investigação". Caramba! É muita cara-de-pau! Meras conjecturas? O que posso argumentar com quem antes de mudar de partido (era PPS) foi favorável á instalação da comissão? Talvez um tímido comentário, enquanto me jogo no chão e me finjo de morta, como cidadã: eu, hein? tabom...sei ! E o senhor deputado José Genoino (PT-SP), que defende tanto a não instalação da comissão? Não chega as cuecas? Não foi o suficiente? Quer mais? Ou será que a sua memória escafedeu-se? Quem em 1999 falou e disse , quando arquivaram o pedido de instalação da CPI dos bancos: a maioria não pode impedir uma investigação em nenhum Parlamento do mundo" , tendo afirmado :é uma vergonha uma CPI não ser instalada por decisão da maioria. Devolvo-lhe, como cidadã, a mesma pergunta que fez á época: "onde é que estamos? que democracia é essa?
Os atrasos de vôos e toda a problemática dos controladores de vôos já foram expostos em minúcias, todo mundo está careca de saber que ligados à estrutura da gestão atual, inclusive apontado em entrevista pelo presidente da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (Wellington Rodrigues , que entre outras coisas afirmou : “precisamos trazer paz aos controladores para que eles voltem a trabalhar com paz. Um controlador desconcentrado é extremamente perigoso” ...” é um problema de gestão que estamos trazendo para a sociedade, não uma questão salarial. O que queremos é uma nova estrutura de gerenciamento do controle de tráfego aéreo que existe no mundo todo. Estamos na contramão desse modelo de gestão” .
O que acontece, na verdade, é que a comissão não ficará restrita aos atrasos de vôo,nem a insubordinação ou não de controladores de vôos e acertos salariais. Contratos serão examinados, licitações apuradas , sigilos bancários quebrados e que tais e afins. É esse é o pavor do governo, não consigo entender outra razão. Essa história de que a oposição pretende manchar a imagem do governo é risível: a imagem do governo é apenas o reflexo do espelho do nosso cotidiano brasileiro. Tratem de mudar a maquilagem e não coloquem a culpa no espelho! Ou será que o prego no sapato está na razão direta daquele conhecido e incontroverso ditado popular? É isso? Quem não deve não teme?


Sandra Falcone