quarta-feira, abril 29, 2009

A Comadre, por favor !


Se você fizer este pedido, a comadre, por favor ! Esteja perfeitamente consciente do lugar, hora, estado e, principalmente país, pois pode se meter na maior enroscada da sua vida.

Confiram os fatos.

Outro dia foi paga por uma senhora uma conta absurda, não pelo valor, mas pela constatação que fez, mais uma vez, do quanto somos reféns de um sistema de saúde vil, desrespeitoso. O interessante, vamos dizer assim, com uma certa elegância, relativamente aos que lêem este texto foi o objeto que provocou mais esta constatação: uma comadre!

Peraí não estou me referindo aos vários significados para essa palavra, entre os mais corriqueiros, ou seja, madrinha dos filhos de alguém ou mulher faladeira , estou me referindo àquela peça que pessoas doentes costumam recorrer quando estão impossibilitadas de ir ao banheiro.

Aliás, em minha opinião um nome impróprio para esse uso. Por que comadre? Qual a relação? Curiosa procurei no dicionário e encontrei mais dois significados: botija ou qualquer vaso com água quente, para aquecimento dos lençóis e parteira. Geralmente ,quando não entendo uma coisa, procuro pelo menos a relação. Aqui foi falta de imaginação mesmo. Talvez o correto fosse dizer que é o par do pinico. Ou seja, a mulher dele.

Mas deixando a divagação sem sentido, vamos à cônjuge do pinico.

Sem maiores detalhes constrangedores. Um quadro simples. Uma senhora com um AVC, com o lado esquerdo paralisado, sem poder me locomover, portadora de um seguro de vida top de linha, hospitalizada na UTI de um hospital top de linha, senhora essa, diga-se de passagem, também top de linha no que se refere a o mínimo minimório de educação sanitária e, principalmente, humanitária.

Olha aquelas enfermeiras abnegadas tem uma contração intestinal. O que essa senhora faz? Ora, pede a esposa do pinico. E poderia ser diferente?Já entenderam, não é? Pois.

Chega o dia da alta. Vem a conta. Cobram uma ambulância que a paciente tinha direito. Depois apresentam a conta do médico neuro que a paciente não contratou, que dá alta um dia antes sem examiná-la e pasmem apresentam a conta da esposa do pinico e, para completar uma outra de um creme hidratante que a paciente não usou e não comprou.

A paciente inconformada entra num estresse tremendo e pede aos familiares que chamem a policia, o bispo, o Lula e ameaça hospitalizar-se por conta própria. Entre a alta e saída tantos os familiares como os enfermeiros, chefe de segurança (acho que era, tinha cara de tal) chefe da enfermaria, sobem e descem várias vezes o elevador até que finalmente depois de praticamente duas horas liberam a paciente que sai do hospital inadimplente. Já fizeram as contas dessa pantominia hospitalar?

Dois dias depois toca o telefone e quem aparece? O Departamento Financeiro do Hospital do Coração fazendo a cobrança da mulher do pinico e do creme. As duas outras contas da ambulância e do médico devem ter se virado com o Bradesco Saúde.

A paciente com uma licença médica de trinta dias, ou seja, deveria estar repousando, fica furiosa e pede que gravem o que a mesma tinha a dizer. Evidentemente que a pobre moça encarregada da cobrança ficou muito constrangida quando a convalescente resolveu demonstrar como seria a cena na UTI se não tivesse pronunciado a palavra mágica: por favor, a comadre!

Resumindo, depois de meia hora, pediu à moça que enviasse o boleto de cobrança para o seu endereço com a discriminação do que estavam cobrando. Já fizeram as contas dessa cobrança? Imaginem: o departamento de compras é acionado, depois enviam para o departamento de cobrança, a chefe da telefonista dá a ordem de cobrança, a moça da cobrança faz a ligação e fica perto de meia hora cobrando.

A paciente convalescente esquece-se do episodio. Afinal estava tratando com o que imaginava ser algo próximo, não muito agora, ao que se diz como um hospital top de linha. Enfim!

Dois dias depois o que acontece? Um envelope enorme do Hospital do Coração e o que tinha dentro? O boleto bancário. Já fizeram a conta?O chefe do Departamento, a moça da cobrança, o telefone, a emissão do boleto, o correio e aquele enorme envelope?

A convalescente quase enfartou! Ficou rodando com aquele boleto, pago ou não pago? O que acontece se eu não pagar? Vou pro Serasa? Resolveu: pago para ver. Não pagou.

Dois dias depois do vencimento do boleto uma nova ligação. Lá estava o Departamento Financeiro do Hospital do Coração cobrando de novo. Com muita delicadeza deram novo prazo de pagamento e fizeram o favor de não cobrar os juros. Olha só a conta! já somaram? Caramba, meu!

Vencida a prorrogação o que acontece? O Departamento Financeiro, agora irritado, ameaça com as providências de praxe.

Embora fique evidente que o Hospital do Coração não tem a menor noção de respeito ao paciente e, naturalmente, estão anos luz ao que se chama de custo benefício a ainda convalescente , felizmente, não faz parte dessa turma. Fez as suas e resolveu pagar os R$22,00, arredondando para cima os centavos. Foi um preço bem baixo pela condição que lhe deram não só para escrever este texto ridículo, sem necessidade de pagar royalties e, ainda, foi agraciada com um material substancioso como elemento de prova. Não há crime sem o corpo, ou melhor, no caso: corpos a dona comadre e o senhor creme.

Tem uma outra questão nesse jogo. A paciente foi vitima de uma apropriação indébita. Apesar de não ter autorizado a compra da mulher do pinico, muito menos do creme que jamais usou , pagou cada tostão! E até agora não recebeu os produtos.

No momento a ex-paciente, em função do imposto de renda está na paz, com o leão, naturalmente.. Mas não se enganem. Pensem naquele ditado popular às avessas. Depois da tempestade vem a bonança. Fiquem atentos. Não será uma comadre de plástico e um creme hidrante sem marca que vai fazer com que ela se comporte como a maioria dos lesados do nosso sofrido país: deixar tudo por conta do Bonifácio.

Se é uma marolinha que vem por ai? Não importa! Depois da marolinha do nosso Presidente, tsunami é ficção de americano. Quanto ao Hospital do Coração fica evidente que .... bem... enfim: haja coração!
AH! o site é lindo, vale a pena ver !

Sandra Falcone – recuperada totalmente (rs).