quarta-feira, janeiro 10, 2007





RATOS

para T.S.Eliot


Já que um poeta de altíssimo coturno,
aliás velho gambazão, grave e soturno,
verteu tinta e talento, em versos caricatos,
para cantar a glória felina dos gatos,

eu, poeta de meia tijeliot, prometo,
na língua dos portugas e dos paragatos,
renunciar a tais glórias – e aqui vos submeto
estes meus versos camundongos sobre ratos.

O’ musas dos murídeos, que habitam os bueiros
e atormentam as noites brancas dos queijeiros!
Eu vos invoco e a vós suplico agora a que me
soprem engenho e arte em vosso escuro acme!

Ninfas de todos os mamíferos roedores,
que bebem nos esgotos negras ratafias,
soai o rataplã de vossos mil tambores,
que eu vou ratazanar em muitas freguesias.

Valei-me deusa Karniji dos trovadores
e dos ratos, valei-me nestes versos maus,
nestes versos meus, feitos a teclado & mouse,
o santo-daime vosso dai-me dos louvores.

Que eu, insolente, agora me ponho a cantar,
não como o príncipe dos negros e mulatos,
cuja pesada cruz não se ousa carregar,
mais ao modo, talvez, de Gregório de Matos:


Assef Kifouri